CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA

13-06-2011 08:18

Em Setembro de 1987, foi registrado em Goiânia-GO, um acidente nuclear envolvendo uma cápsula contendo 19 gramas de Césio 137. Esta cápsula foi aberta em um quintal próximo a uma mangueira, o elemento radioativo penetrou no solo e foi absorvido pelas raízes das plantas, com isso espalhou-se pela seiva, caule, folhas e tecidos vegetais, levando a contaminação através do vento para várias outras partes.

            Alguns dos principais vetores de espalhamento do Césio radioativo foram: penetração do radioisótopo no solo, absorção pelas raízes das árvores, transporte de folhas para o solo, plantas e telhados, e a movimentação horizontal do solo.

            Especificamente neste acidente de Goiânia, a descontaminação do solo foi feita por mecanismo de remoção do solo, as 13.500 toneladas de lixo radioativo gerado foi acondicionado em caixas, tambores de aço e cimento, bem como “contêineres” que serão mantidos isolados e monitorados ininterruptamente durante 180 anos.

O acidente deixou mais de 200 pessoas contaminadas, assim como o ambiente, solo, ar e água, além de 4 mortes por intoxicação.  

Elivânia Oliveira

 

 

 


sustentabio.webnode.pt